« Home | Palhaçinhos » | 22 de Fevereiro dia de BP » | No ano passado fui Zé Manel taxista,este ano serei... » | Esta fotografia foi tirada nas festas de Vale d´Ur... » | Tomara » | Beijo » | Segredo » | mudar » | Um presente de Natal tardio sabe sempre bem, princ... » | MIMOS »

20 anos a recordar Zeca Afonso

Lembro-me de ouvir Zeca Afonso a caminho da Praia Grande e na altura achava que era uma grandíssima seca. Enquanto os meus pais trauteavam todas as canções eu e o meu irmão fazíamos cara de enjoados e no intervalo de cada música perguntávamos sempre se não haveria qualquer outra cassete perdida no porta-luvas.
Não percebíamos o significado das letras nem tão pouco o que representavam na vida dos nossos pais.
Os anos passaram e as cassetes perderam-se no tempo…por volta dos meus 15 anos a minha mãe comprou 3 Cd´s de Zeca Afonso no Circulo de Leitores. Olhei-os com um ar de, ah e tal o “Sr. que nos acompanhava até à Praia Grande” entrou novamente na nossa casa.
- Vamos ouvir? Aposto que nem te lembras destas músicas.
Resultado, passados alguns dias os Cd´s já eram meus e ainda hoje continuam no meu quarto.
Não foi uma paixão de infância nem à primeira vista; acho inclusive que fui a rebeldia da adolescência que nos “uniu” mas o que é certo é que anos mais tarde a minha equipa de clã tinha o nome Zeca Afonso.
Os meus amigos de infância/adolescência partilham comigo o gosto pela música de intervenção, nem imagino porquê…chegamos inclusive a fazer reuniões secretas a que chamávamos a reunião do FMI.

Quer queiram ou não, acho que Zeca Afonso marcou todos os portugueses.


e digo mais "o que faz falta é animar a malta"

Zeca Afonso, o marco do primeiro passo da revolução no 25 de Abril... dizem! Eu ainda não tinha nascido mas sem dúvida que o conheço, a todas as suas músicas e ao seu apelo.
Celebre-se sempre um grande homem,
pensador, poeta....

Sofia Cerejo

O Zeca é universal... é de todos nós...

Enviar um comentário